Feminismo

A História de uma Luta por Igualdade e Expressão

O feminismo, muitas vezes mal compreendido ou simplificado, é um movimento político, social, filosófico e cultural que tem como propósito a luta por igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. Longe de representar antagonismo aos homens, o feminismo é, na verdade, uma resposta à desigualdade sistêmica que historicamente limitou o papel da mulher na sociedade. Essa luta é longa, multifacetada e segue viva — e é impossível falar de imagem, estilo e identidade sem reconhecer sua influência.

“Não se nasce mulher: torna-se mulher.”
— Simone de Beauvoir, filósofa francesa e ícone do feminismo moderno.

A história do feminismo começa com vozes que ousaram se levantar contra estruturas dominantes. Na virada do século XVIII, em plena efervescência da Revolução Francesa e dos ideais iluministas de liberdade e igualdade, algumas mulheres começaram a se perguntar: “E nós?”. Foi nesse contexto que a inglesa Mary Wollstonecraft publicou, em 1792, a obra “Reivindicação dos Direitos da Mulher”, que é considerada um dos primeiros textos estruturados da filosofia feminista moderna. Mary defendia que mulheres não eram naturalmente inferiores, mas sim oprimidas por falta de acesso à educação e independência.

O movimento feminista ganhou força de forma mais organizada no século XIX, com foco nas pautas civis, principalmente o direito ao voto, à propriedade e à educação. Essa primeira fase do feminismo ficou conhecida como 1ª onda feminista, marcada por figuras como Sojourner Truth, mulher negra americana, ex-escravizada, que se destacou por sua oratória poderosa e por lutar, simultaneamente, pelos direitos das mulheres e pelo fim da escravidão.

No século XX, especialmente entre as décadas de 1960 e 1980, o mundo vivenciou a 2ª onda do feminismo, que trouxe à tona questões mais profundas relacionadas ao corpo, sexualidade, liberdade reprodutiva e inserção das mulheres no mercado de trabalho. Foi nesse período que Simone de Beauvoir, filósofa francesa, publicou o emblemático “O Segundo Sexo”, onde ela afirma: “Não se nasce mulher: torna-se mulher”. Essa frase se tornou uma síntese da crítica às construções sociais e culturais impostas às mulheres. Nos Estados Unidos, a americana Betty Friedan, com o livro “A Mística Feminina”, deu voz a milhares de mulheres que viviam em silêncio sua insatisfação com o papel doméstico exclusivo, questionando a promessa de realização através da família e do lar.

Com a chegada dos anos 1990, a 3ª onda feminista trouxe à luz um olhar mais diverso e inclusivo. Surgem reflexões sobre a interseccionalidade — ou seja, a percepção de que gênero, raça, classe, orientação sexual e identidade de gênero interagem e impactam de forma diferente cada mulher. Nessa nova abordagem, bell hooks, escritora e ativista negra americana, destaca-se ao propor um feminismo que seja verdadeiramente inclusivo e que considere as vivências das mulheres negras, pobres, lésbicas e marginalizadas. Angela Davis, intelectual e militante, também se tornou símbolo da interseção entre lutas feministas, antirracistas e anticapitalistas.

Mais recentemente, a 4ª onda feminista, que se fortaleceu a partir dos anos 2010 com o crescimento das redes sociais, trouxe uma nova forma de mobilização. Campanhas como o #MeToo, que denunciou casos de assédio e violência sexual, e o movimento Ni Una Menos, nascido na América Latina para combater os feminicídios, evidenciam que o feminismo continua necessário e mais conectado do que nunca com a realidade digital, o ativismo virtual e as pautas contemporâneas.

No Brasil, também tivemos mulheres fundamentais nesse processo. Bertha Lutz, cientista e ativista, foi uma das principais figuras na luta pelo sufrágio feminino e pela inserção da mulher na vida política no início do século XX. Já Lélia Gonzalez, intelectual e antropóloga negra, inseriu no debate público a perspectiva afro-latino-americana, alertando para a necessidade de um feminismo que falasse com e sobre as mulheres negras brasileiras — aquelas que, muitas vezes, eram ignoradas pelas pautas hegemônicas do feminismo branco e de classe média.

“Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.”
— Audre Lorde, escritora e ativista afro-americana.

Falar sobre feminismo na Look Casual Consultoria é, antes de tudo, reconhecer que a imagem pessoal está profundamente ligada à liberdade de escolha, à identidade individual e à quebra de padrões limitantes. Nossa missão é ajudar mulheres a se expressarem com autenticidade, a se reconectarem com sua essência e a compreenderem que o vestir também é uma linguagem — silenciosa, poderosa, simbólica. Quando você se veste, você comunica. E é por isso que promover uma imagem com propósito é, também, um ato político e transformador.

Ser feminista é, portanto, entender que todas as mulheres têm o direito de existir em sua totalidade, de ocupar todos os espaços, de vestir-se como quiserem e de serem respeitadas em suas escolhas.

A história do feminismo não é sobre ódio, mas sobre cura, reparação, igualdade e reconhecimento. É sobre cada mulher poder olhar para o espelho — com ou sem maquiagem, de salto ou descalça, em um vestido sofisticado ou em uma camiseta básica — e dizer com orgulho: “Eu sou suficiente. Eu sou livre. Eu sou minha.”

Este livro é um convite para refletir, redescobrir e honrar a feminilidade como um ciclo infinito de amor-próprio, gratidão e criação. Mais do que um guia, é um manifesto de valorização da identidade negra e da força feminina, incentivando as leitoras a abraçar sua história, construir sua narrativa visual e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.


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